Ola, Estude CCNA’s. 

Hoje em dia é muito comum utilizarmos ambientes virtuais para testes de ferramentas de redes, e até mesmo emular equipamentos reais a fim de testar nossa competência em configura-los, ou o bom funcionamento e capacidade de um dispositivo de um fornecedor X ou Y.

No ambiente de estudos para certificação é importante saber qual opção escolher e aqui vão dicas valiosas para você utilizar as ferramentas de acordo com o seu perfil e objetivo.

Os laboratórios virtuais são serviços alugados, onde já existe uma topologia de equipamentos reais disponíveis para seu acesso e utilização por um período determinado, alguns ambientes são pagos e existem outros disponíveis gratuitamente pela web.

Existem também softwares emuladores como o próprio Packet Tracert (CISCO), GNS3 e Unetlab (EVE), essas aplicações dependem do seu computador e das imagens do hardware que você deseja simular o funcionamento.

As vantagens dessas opções são sem dúvida o custo que é bem menor se comparado a comprar equipamentos para estudos, mesmos os equipamentos mais básicos comprados pelo eBay, Mercado Livre ou qualquer outro local consomem tempo e dinheiro para encontrar e manter em bom funcionamento.

Claro que montar seu próprio Rack pode ser um investimento interessante, pois você poderia aluga-lo a outros estudantes para ter algum retorno do investimento empregado, porém não deixe de colocar na conta, o consumo de energia e horários de utilização e o fator segurança que deve ser levado em consideração na hora de lançar seu ambiente na internet.

Mas o motivos pelo qual escolhemos o assunto é mostrar onde entram essas ferramentas dentro do seu ambiente de estudos:

  1. Perguntas no formato de configuração de equipamentos: Existem certificações que oferecem perguntas solicitando uma configuração especifica para um determinado hardware ou sistema, sejam eles roteadores, firewall, Switch, servidores. Tendo o aluno contato com o dispositivo anteriormente, o tempo de resolução desse tipo de questão é reduzido e o conhecimento para o mercado de trabalho melhor aproveitado. Uma das melhores maneiras de se obter prática sem gastar muito com equipamentos, sem dúvida é um ambiente de laboratório virtual ou um emulador;
  2. Questões no formato de correção de erros: Algumas certificações podem ofertar ambientes onde o aluno tenha que solucionar um problema na rede da empresa e a prática e familiaridade com o dispositivo são essenciais nesse tipo de questão;
  3. Conhecimento que os empregadores procuram – É muito comum durante uma entrevista técnica que o empregador questione sobre conhecimentos específicos dos dispositivos ou sistemas os quais você certificou-se, mesmo não tendo vivencia na área escolhida o conhecimento obtido pelos ambientes simulados virtualmente ou emuladores não são descartados. Mesmo para um profissional qualificado em muitos dos casos é necessário demonstrar na prática o seu entrosamento com o equipamento ou sistema, uma boa maneira de atualizar-se  para o mercado de trabalho é manter em dia seus conhecimentos usando um ambiente virtual ou um emulador.

Aqui vão alguns links de cursos grátis e pagos com os principais emuladores:

GNS3 : https://site.golearny.com/course/mini-curso-basico-de-gns3/ 

Unetlab: http://netfindersbrasil.blogspot.com.br/2017/03/curso-unetlabeve-ng-laboratorios.html

Packet Tracert : https://www.netacad.com/about-networking-academy/packet-tracer/

Depois dá um pulinho no nosso face…. curti a gente lá, estamos por todas as mídias sociais… ;)
https://www.youtube.com/user/estudeccnavideos
https://www.facebook.com/grupoestudeccna
https://www.facebook.com/groups/EstudeCCNA/
https://twitter.com/estudeccna
Abraços,

Fabiana Claro – EstudeCCNA