Tipos de redes: WAN, LAN, MAN, WLAN

By | 5 de junho de 2018

Olá, Estude CCNA’s

Você já deve ter se deparado em algum momento com alguma “sopa de letrinhas”, dentre eles WAN, LAN, MAN, WLAN. E deve ter se perguntando o que significa.

WAN, LAN, MAN, WLAN, VLAN ,VPN, SAN são tipos de redes.

Lembrando que a redes podem variar muito em relação a 3 características:

  • Tamanho da área de cobertura;
  • nº de usuários conectados;
  • nº e tipos de serviços disponíveis.

 

LAN (Local Area Network) – Conhecidas como rede local ou área limitada, é um dos tipos de redes mais comuns, que conecta ativos de redes em prédios, residências e outros locais. Normalmente, sua velocidade e sua complexidade são reduzidas;

WAN (Wide Area Network) – Conectam rede locais , metropolitanas e regionais em distâncias que podem ser até intercontinentais. Usa-se vários tipos de tecnologias, com intuito de viabilizar a transmissão de dados em alta velocidade mesmo em locais de difícil acesso;

MAN (Metropolitan Area Network) – basicamente é uma WAN com dimensão reduzida, que garante a interligação de redes locais. Abrange correspondente no máximo a uma cidade.

WLAN (Wireless Local Area Network) – redes locais sem fio, são redes flexíveis e de fácil instalação. São empregados onde se necessita de mobilidade.

VLAN (Virtual Local Area Network) – são redes virtuais que são definidas em redes locais que estão possuem dispositivos apropriados, equipamentos que suportam VLANs. O intuito é definir que zonas da LAN se propagam as emissões em broadcast, que tem origem em outra zona LAN. Resumidamente, segrega o tráfego criando zonas distintas dentro de uma LAN, que não são visíveis entre as zonas. É importante salientar, que as zonas não se tornam visíveis entre si, e a VLAN não pode ser confundido como ferramenta ou procedimento de segurança.

VPN (Virtual Private Network) – ligação de dados entre 2 pontos, se utilizando de uma rede pública, porém estes dados são codificados de tal forma que apenas o 2 pontos (ou dispositivos) consigam compreender.

SAN (Storage Area Network) – redes de armazenamento, com curta distância entre servidores e dispositivos de armazenamento em massa.

 

Para complementar e ajudar nos estudos, seguem alguns links:

https://www.dei.isep.ipp.pt/~andre/doc/redes-classificacao.html

https://canaltech.com.br/infra/lan-wlan-man-wan-pan-conheca-os-principais-tipos-de-redes/

http://blog.unipe.br/graduacao/voce-conhece-os-principais-tipos-de-redes-de-computadores

 

Depois dá um pulinho no nosso face…. curti a gente lá, estamos por todas as mídias sociais… ;)

https://www.youtube.com/user/estudeccnavideos
https://www.facebook.com/grupoestudeccna 
https://www.facebook.com/groups/EstudeCCNA/
https://twitter.com/estudeccna
Abraços,

EstudeCCNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.