Olá, Estude CCNA’s

Vamos detalhar mais sobre um dos equipamentos que nos acompanham na jornada da certificação ou no nosso dia a dia de trabalho, o switch.

Ainda que sejam equipamentos legados, você já se deparou com um HUB em alguma rede. O switch que é o “irmão” mais novo do HUB, são comumente usados para conectar dispositivos finais a uma única LAN, nas redes cabeadas.

Os HUBs eram instalados dentro de uma LAN pequena, onde o uso da largura de banda não era um problema ou o orçamento eram limitados. O hub pode ser definido brevemente como um equipamento de um único barramento, ou seja, não é baseado tecnologia sofisticada ou inteligente, também conhecido como repetidor.

Devido as limitações do HUB e com o avanço da tecnologia, os switches (ou também conhecidos como comutadores) foram ganhando espaço e mercado, devido ao seu poder de segmentar domínios de colisão e fornecer segurança aprimorada.

Na hora de escolher qual switch irá instalar em sua rede, você deve levar em consideração alguns fatores do equipamento, entre eles:

Tamanho: o tamanho é expressa em números de unidade de rack (U).

Custo: o custo de um switch dependerá do número e da velocidade das interfaces, dos recursos suportados e da capacidade de expansão.

Densidade de porta: os switches de rede devem suportar a quantidade adequada de dispositivos na rede.

Alimentação: Além das considerações PoE onde o equipamento é capaz de alimentar com energia dispositivos que forem conectados em suas portas, alguns switches baseados no chassi suportam fontes de alimentação redundantes.

Confiabilidade: o switch deve fornecer acesso contínuo à rede.

Velocidade da porta: a velocidade da conexão de rede é uma preocupação primordial para os usuários finais.

Buffers de quadro: a capacidade do switch para armazenar quadros é importante em uma rede onde pode haver portas congestionadas para servidores ou outras áreas da rede.

Escalabilidade: o número de usuários em uma rede geralmente cresce ao longo do tempo; portanto, a mudança deve proporcionar a oportunidade de crescimento. Pode ser dividida em comutadores com configuração fixa, empilhável ou modular.

Dependendo de onde o equipamento será implantado, também deve se levar em consideração em qual camada da rede hierárquica, design onde a rede é dividida em camadas discretas, facilitando escalabilidade e desempenho. São divididos em três camadas: acesso, distribuição e núcleo. Os comutadores na camada de acesso têm requisitos diferentes dos comutadores de distribuição ou núcleo.

 

Camada de acesso

Os switches de camada de acesso auxiliam na conexão de dispositivos finais na rede. Os recursos dos switches de camada de acesso incluem:

Port Security

VLANs

Fast Ethernet/ Gigabit Ethernet

Power over Ethernet (PoE)

Link aggregation

Quality of servisse (QoS)

 

Camada de distribuição

Os switches de camada de distribuição recebem os dados dos switches da camada de acesso e reencaminham para os switches de camada central. Os recursos dos switches de camada de acesso incluem:

Suporte a camada 3

Componentes redundantes

Alta taxa de encaminhamento

Gigabit Ethernet / 10 Gigabit Ethernet

Agregação de link

QoS

Politica de segurança / Lista de controle de acesso (ACL)

 

Camada central

Os switches da camada central compõem a espinha dorsal e são responsáveis por lidar com a maioria dos dados em uma LAN comutada. Os recursos dos switches de camada de acesso incluem:

Altissima taxa de encaminhamento

Suporte a camada 3

Gigabit Ethernet / 10 Gigabit Ethernet

Agregação de link

QoS

Componentes redundantes

 

Para mais itens de estudo seguem links:

Artigo do NO MUNDO DAS REDES, onde temos o modelo de rede hierárquico, seus benefícios e os princípios do design. http://nomundodasredes.blogspot.com.br/2011/10/modelo-de-rede-hierarquica.html

Itens sobre redes e equipamentos:

http://www.ciscopress.com/articles/article.asp?p=2189637&seqNum=5

Outra fonte de estudos legal é  livro 31 Days Before Your CCNA Routing & Switching Exam, de Allan Johnson, o qual foi referencia para este post.

 

Depois dá um pulinho no nosso face…. curti a gente lá, estamos por todas as mídias sociais… ;)

https://www.youtube.com/user/estudeccnavideos
https://www.facebook.com/grupoestudeccna
https://www.facebook.com/groups/EstudeCCNA/
https://twitter.com/estudeccna
Abraços,

EstudeCCNA