Olá Estude CCNA’s.

Uma dúvida bem freqüente no mundo das certificações é qual caminho a seguir dentre tantos que nos são oferecidos.

Cursos on-line, cursos gratuitos, cursos em 30 dias, 40 horas, academias, estudo autodidata, cursos presenciais, enfim são inúmeras as opções, porém para cada uma delas temos pontos positivos e negativos a serem desvendados, então vamos lá abrir sua mente e o seu entendimento.

Para cada opção acima as empresas oferecem seus cursos, claro que todos podem optar por qualquer modalidade de curso mais nem todos vão aproveitar 100% do que lhes é oferecido, não existe descriminação na oferta, porém entender o que você está comprando é ideal nesse tempo de crise financeira.

Então vamos lá entender o mundo das certificações e ofertas de cursos no mercado, dividimos por categorias e não nos referimos a respeito de nenhuma escola X ou Y, cabe ao leitor escolher o curso de acordo com o seu perfil e entendimento.

Cursos Presenciais: Geralmente voltados para um publico que necessita de um apoio e auxilio nos estudos, nesse formato o professor estará auxiliando e acompanhando a turma, também é interessante para o profissional ou iniciante realizar network aproveitando que na turma existem vários colegas com o mesmo interesse que o seu. Nesse formato existem escolas que oferecem cursos gratuitos de qualidade assim como escolas que oferecem cursos ruins pagos, a dica do Estude CCNA é pesquisar a opinião de outros alunos, site do Reclame Aqui, e buscar grupos de estudos de ex-alunos para saber a real satisfação deles em relação à escola presencial que você irá frequentar.

Cursos on-line: Existem no mercado inúmeras escolas e o publico chave é aquele que não tem tempo para deslocar-se até o local de aprendizado, além de disciplina nos estudos que é exigido para que o investimento não se transforme em um tormento.  É isso mesmo que você leu, a garantia de sucesso do curso on-line está no curso escolhido e também na sua disciplina em seguir a risca a proposta da escola ou método de aprendizado oferecido. Não adianta comprar mil cursos “on-line” e fazer apenas a aula introdutória.  Existem cursos gratuitos e pagos para certificação e a mesma dica de pesquisa dos cursos presenciais também vale para um curso on-line, pesquise a escola, ex-alunos, Reclame Aqui e faça uma auto-avaliação se você será capaz de cumprir a meta estabelecida pelo curso que você escolheu. Assim como numa escola presencial o tempo que o curso on-line demanda pode ser a garantia do seu sucesso, dedicar tempo ao curso via web é importante para que os resultados sejam refletidos no seu desempenho.

Cursos Rápidos (30 dias/ 40 horas etc) : Esse tipo de curso é oferecido para todo estudante de certificação seja ele iniciante ou que já possua certo conhecimento, porém os alunos que melhor aproveitam esses cursos de curta duração, são novamente;  os disciplinados e os que já possuem algum tipo de conhecimento sobre o assunto abordado, facilitando seu acompanhamento e desenvolvimento. Claro que um aluno que esteja no começo dos estudos poderá identificar-se com uma proposta de curso rápido, porém deve ser levado em consideração o seu próprio tempo de aprendizado versus o da escola que foi escolhida.  Novamente lembramos que seu comprometimento com os estudos deve ser levado em consideração para aproveitar o curso na sua totalidade. Outro fator importante, é que os cursos rápidos podem ser oferecidos no modelo presencial e também on-line, em ambos os casos é provável que você se depare com alunos que conheçam mais do assunto abordado, pois trabalham na área da certificação que irão realizar. Isso pode afetar sua concentração e te inibir, mas não é impedimento para o seu desenvolvimento já que outros colegas podem ser fonte de conhecimento e compartilhamento de dicas para a prova.

Estudo Sozinho (Autodidata) – Nessa modalidade o aluno é responsável pelo seu próprio método de estudos, escolha dos materiais, livros, cursos gratuitos, ferramentas para testar o seu aprendizado, ou seja, tudo o que envolve a prova de certificação a ser realizada ele é o responsável, estudar o que for possível para obter o resultado esperado é a lei. Aqui a palavra chave é responsabilidade nos estudos, ao contrario da disciplina que está fundamentada na organização e hábitos diários, a responsabilidade do sucesso ou fracasso está sobre os ombros do autodidata, pois ele define qual o melhor caminho para chegar ao objetivo final, abrindo mão de finais de semana com a família e amigos. A rotina de estudos é o foco nessa modalidade, visto que deve ser estabelecida uma meta para que o aluno não fique estudando eternamente, ou apenas patine em tópicos que não são relevantes para sua certificação. O aluno que estuda por conta própria e aproveita todo tempo disponível e informação gratuita oferecida para compor seu objetivo final que é certificar-se. Mesmo não havendo um investimento financeiro envolvido o aluno tem que ter um perfil que una responsabilidade, disciplina, estudos diários, metas estabelecidas para finalizar o projeto de realizar uma prova de certificação.

Seja qual for a sua opção de estudos nós do Estude CCNA estamos com você.
Depois dá um pulinho no nosso face…. curti a gente lá, estamos por todas as mídias sociais… ;)
https://www.youtube.com/user/estudeccnavideos
https://www.facebook.com/grupoestudeccna
https://www.facebook.com/groups/EstudeCCNA/
https://twitter.com/estudeccna

Abraços,
Fabiana Claro – EstudeCCNA