Seja um autodidata!

By | 21 de agosto de 2011

O que é ser Autodidata?

Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem a necessidade de um professor  para lhe dar aulas. Com seu próprio esforço o autodidata busca e pesquisa o material necessário para seu aprendizado. A internet e o site EstudeCCNA coloca a nossa disposição uma infindável gama de informações sobre os mais diversos temas. Nós podemos encontrar em questão de segundos, informações sobre qualquer campo de interesse humano.

Por que ser autodidata?
Posso citar algumas vantagens em ser autodidata, uma delas é a satisfação em aprender por si mesmo alguma coisa e conviver com isso, a independência em não necessitar de um Tutor ou professor para lhe explicar sobre algum assunto. Quero deixar bem claro que não estou de maneira nenhuma descartando um professor, mas que aprender sozinho é gratificante, isso é!

Quero ser um Autodidata!

Ser autodidata exige disciplina, dedicação, perseverança e uma boa organização do local onde se desenvolverá o estudo. Abaixo seguem algumas dicas sobre como estudar sozinho e se tornar um autodidata de primeira. Seu aprendizado já começa por aqui, bons estudos.

Onde estudar
Seu ambiente de estudo pode ser em qualquer lugar, na sala, no quarto, na varanda, enfim em qualquer lugar que se sinta confortável, arejado e com “boa luminosidade”.

Estados físico–emocionais
Se você se sentir cansado, desanimado, exausto, relaxe e descanse, pois estudar nestas condições não lhe trará benefícios. Procure dormir bem, se alimentar bem e estar com a mente sempre preparada para iniciar os estudos é fundamental.

Seja atento e curioso
Concentre–se apenas em seus estudos, avise a seus familiares que partir de determinado horário você estará estudando e não quer ser interrompido. Tenha sempre um horário fixo. Se tiver dúvidas, pesquise, leia outras fontes, mas não deixe a dúvida persistir.

Tenha calma
Quanto mais você entender, menos você precisa memorizar. Não leia apenas. Pare e pense. Quando você se deparar com uma pergunta de um livro ou de um tutorial que você está lendo, não pule direto para a resposta. Quanto mais você se forçar seu cérebro a pensar, maior será a chance de aprender e memorizar.

Planeje seu aprendizado
Estabeleça prioridades para alcançar seus objetivos, que é adquirir determinado conhecimento. Tente passar para o papel o que você aprendeu usando suas próprias palavras. Essa também é uma maneira de aprender e memorizar.

Faça anotações
Não leia apenas, faça anotações de tópicos que você achar importante, isso ajuda no aprendizado. No caso de estudantes que estão se preparando para a certificação Cisco o ideal é fazer vários resumos!

Faça do seu estudo a última leitura desafiadora antes de dormir
Parte do aprendizado acontece depois que você termina de estudar. O seu cérebro precisa de algum tempo para fazer mais processamentos. Se você acrescentar mais alguma coisa durante este tempo de processamento, parte do que você acabou de aprender se perderá.

Beba muita água
Seu cérebro funciona melhor envolvido em bastante fluido. A desidratação diminui a capacidade de aprendizagem.

Fale sobre o assunto em voz alta
Falar ativa uma parte diferente do cérebro. Suas chances de entender e lembrar de um determinado assunto aumentam significativamente se você ler em voz alta. Depois se você quiser, tente explicar o assunto a você mesmo e você verá como suas atividades mentais melhoram consideravelmente.

Conclusão
Para ser autodidata basta ter força de vontade e se você leu tudo até aqui então acredito que esteja apto para ser e continuar sendo o mais novo autodidata mundial. Dentre os muitos que existem pelo mundo, você não será mais um, será o mais novo. Boa sorte, bons estudos e desistir, jamais.

Fonte: http://sabercss.com

Dica: Conheça o site do Prof Renato Alves ele possui um vasto material com técnicas de aprendizagem e vídeos com dicas e cursos de memorização. Alguns dos melhores vídeos oferecidos por ele estão nesse endereço http://www.corporh.com.br/loja/memorizacao.htm

No link abaixo você encontrará 4 técnicas de memorização do especialista Renato Alves, confira:

Métodos para eliminar o branco da memória na hora da prova

Em breve postaremos dicas de livros para ajudar em seus estudos.

Abraços e até a próxima!


ccna+ccnasec_001_250x250

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.