Dia 30 de setembro de 2013 é a data limite para realizar o exame como conhecemos hoje, ou seja, o 640-802.

Pelo menos para os exames em inglês, acredita-se que a prova em português ainda deve permanecer disponível, mais ou menos, uns 6 meses (corram!!), já que depende da tradução do currículo e da prova em si. O mesmo ocorre para as provas ICND1 e ICND2.

O novo exame CCNA teve seu número completamente alterado, passando para 200-120, as provas ICND1 e ICND2 passaram para 100-101 e 100-102, respectivamente.

A nova grade fica assim:

Os novos itens cobertos incluem IPv6, NTP, Syslog, SNMP, NetFlow, EtherChannel, FHRP (HSRP e VRRP), PPPoE e Troubleshooting.
Alguns desses itens já existiam, mas com pouca cobertura.

O que saiu:  Wireless, RIP, mecanismos de Controle de Loop de roteamento (split-horizon, Triggered Updates, etc), autenticação para OSPF e EIGRP, RSTP, EIGRP Variance, SDM & CCP e VTP.

A parte de segurança fica mais focada a ACls

A esperada saída do Frame Relay e entrada do MPLS não se concretizou.

Mais dos novos tópicos: http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/ccna_composite2.html#~Topics,

Agora a expectativa se volta para nova metodologia do exame em si, como as questões serão apresentadas, o labs, etc. Vamos aguardar para ver!

Os novos livros já estão em pré-venda e o autor é o já conhecido Wendell Odom: http://www.ciscopress.com/store/cisco-ccna-routing-and-switching-200-120-official-cert-9781587143878

Abraços e bons estudos.