Olá, Estude CCNA’s.

Essa pergunta com certeza já passou pela sua cabeça milhares de vezes não é mesmo: Como estudar para uma determinada certificação gratuitamente?

A resposta ou respostas para esses questionamentos são simples e pra isso deixamos em tópicos para facilitar o seu entendimento e dar a você um caminho a seguir.

Dica 1

Escolha a certificação desejada, no nosso exemplo escolhemos a cerificação da CISCO CCNA. Parece até uma opção fácil, porém muitos têm em mente milhões de provas as quais gostaria de realizar e certificar-se, porém no fim das contas não focou em nenhuma delas e nem começou a busca pelo material da certificação desejada. A oferta de certificações com retorno financeiro vai depender da sua posição no mercado e o que realmente você está buscando em sua carreira, vale à pena parar e refletir se realmente vale à pena escolher essa ou aquela certificação.

Dica 2

Procure o composite da prova desejada, ou seja, os tópicos que caem na prova, número de questões, tempo de realização da prova, local de prova e idiomas oferecidos, além do preço claro. Não iremos entrar no mérito se você tem ou não o investimento necessário e sim nas informações que você precisa saber para seguir o caminho das certificações de tecnologia ou qualquer outra.

No nosso caso escolhemos uma certificação da CISCO que é oferecida pela Vue  e temos como dica o link do composite da nossa prova: http://www.cisco.com/c/en/us/training-events/training-certifications/exams/current-list/ccna-composite2.html

Dica 3

Com os tópicos da prova em mãos é hora de realizar a organização do material necessário no idioma da prova escolhida.  Claro que se tratando de certificações da área de TI o idioma que mais oferta é o inglês, portanto é importantíssimo que o candidato consiga ler e interpretar as questões de prova em inglês.

Se você ainda apresenta dificuldades em relação ao conteúdo estudado, as buscas pelos tópicos da prova podem ser em português, e posterior ao aprendizado você pode buscar materiais em inglês, pois fica mais fácil o entendimento do conteúdo abordado.

Link com os tópicos da nossa prova CCNA: https://learningnetwork.cisco.com/community/certifications/ccna/ccna-exam/exam-topics

Dica 4

Ao selecionar os materiais classifique-os de maneira a seguir uma ordem, ou seja, reúna apenas materiais que são pertinentes aos tópicos abordados na certificação escolhida evitando o acumulo de material de leitura o qual você não irá absorver;

Não se esqueça de fazer a busca do conteúdo também no idioma da certificação ok.

Exemplo: Pegamos o tópico 3.5 Compare and contrast static routing and dynamic routing da prova CCNA CISCO

Reunimos os materiais:

http://estudeccna.com.br/tudo/ccna-rota-estatica-configuracao-basica

http://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/ip/ip-version-6-ipv6/113361-ipv6-static-routes.html

http://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/ip/enhanced-interior-gateway-routing-protocol-eigrp/8651-21.html

É possível também baixar livros em .pdf gratuitos na internet que contenham o assunto a ser pesquisado.

Só não vale acumular material o qual você não irá estudar, separe apenas conteúdos simples e conteúdos que forneçam um bom detalhamento no inicio dos estudos.

Dica 5

Procure por grupos de estudos, fóruns de pesquisa e colegas que tenham o interesse de tirar a mesma certificação que você. É importante ter um apoio externo para aqueles momentos de desanimo, um grupo de estudos pode ajudar a não perder o pique.

Procure quantos grupos desejar só não perca o foco no seu desenvolvimento.

Grupos de estudos para a certificação CCNA:

https://www.facebook.com/grupoestudeccna 
https://www.facebook.com/groups/EstudeCCNA/

https://groups.google.com/forum/#!forum/estudeccna

Abraços e Bons Estudos

Estude CCNA – Fabiana Claro