Olá, Estude CCNA’s.

Compilamos aqui várias questões que aparecem em grupos de estudos, no blog, no face, e vamos tentar responder de maneira objetiva e com links para facilitar a conferencia das informações por vocês.  Sendo assim o post sempre será atual caso a CISCO resolva mudar o nome da prova CCNA.

Vamos lá então:

1. Quantas perguntas existem no exame CCNA, e qual o tempo para respondê-las?

O Exame 200-125 CCNA R&S é composto de aproximadamente 50 a 60 questões com duração de 90 minutos na língua inglesa ou japonesa.

Link com as informações acima citadas: http://www.cisco.com/c/en/us/training-events/training-certifications/exams/current-list/200-125-ccna.html

2. Quanto custa o exame CCNA 200-125? E quantos pontos eu preciso para passar no exame?

O Exame CCNA custa hoje (24/07/2017)  US$325.00, a pontuação para aprovação é 825/1000.

3. De quantas maneiras posso obter a certificação CCNA?

Há duas maneiras de obter esta certificação, a primeira delas é realizar duas provas separadamente como:

O Exame 100-105 (ICND1)  é a introdução de conceitos de redes Cisco. Com duração de 90 minutos e aproximadamente 45 à 55 questões, a aprovação no exame certifica o candidato como “Entry Level”, ou seja, você recebe o título de CCENT.

O Exame 200-105 (ICND2) é a segunda parte do cronograma, abrangendo configurações e topologias avançadas. Este exame tem duração de 90 minutos e aproximadamente de 45 a 55 questões.  Ele completa o primeiro exame e o custo de cada uma é US$165.00 ( hoje 24/07/2017).

A segunda opção, e mais recomendada, é prestar o exame  CCNA 200-125, para valores e quantidade de questões leia a pergunta de numero 1.

4. Eu tenho a certificação CCNA, ela pode expirar?

A Certificação é válida por três anos. Para renovar você precisa:

* prestar novamente a prova  CCNA ou ICND2;

* prestar e ser aprovado em um dos exames de certificação de nível Professional (ex., CCNP) ou Specialist (exceto as provas com especialização em vendas), ou ser aprovado no exame da certificação Expert CCIE.

5. Depois de concluir o exame INTRO (ICND 1), os alunos têm atualmente uma janela de três anos para completar o exame ICND (ICND 2) a receber a certificação CCNA. Será que essa opção ainda existe?

Sim, os alunos podem passar no primeiro exame (INTRO ou ICND1) e tem uma janela de três anos para passar no segundo exame (ICND2), antes da primeira prova expirar.

6. Se os alunos preenchem os requisitos de exame para a certificação CCNA, vão também receber a certificação CCENT?

Não. Os estudantes que prestarem apenas a prova CCNA R&S 200-125  não certificam como CCENT. O objetivo da certificação CCENT é fornecer uma opção para aqueles que não estão prontos para o CCNA.

7. Qual laboratório vou ver no exame CCNA?

Os mais comuns são EIGRP, OSPF e lista de acesso, mas ninguém pode garantir que você não verá outros em seu exame. Portanto, a melhor maneira de se prevenir é praticar vários laboratórios com os tópicos abordados da prova escolhida.

8. Quantos pontos eu ganho por um laboratório?

A Cisco não diz quantos pontos você receberá por cada laboratório corretamente resolvido, portanto, tenha cuidado com os “laboratórios” e tente escrever todos os comandos no papel muitas vezes antes de passar para o exame.

9. No exame eu cliquei em “Avançar” depois de escolher a resposta, eu posso voltar para a revisão?

Não. Isso é uma coisa muito importante sobre o exame, você pode apenas ir em frente!

10. Qual é a dica para passar no CCNA?

O exame CCNA cobre muitos aspectos, porém um dos assuntos  mais importantes  é a sub-rede, é preciso ter certeza de sua compreensão. Outros temas também são importantes e você não deve ignorá-los.

11. Posso usar comandos curtos, por exemplo “conf t”em vez de “configure terminal”?

É uma outra grande questão no exame CCNA. Sim é possível utilizar comandos abreviados para configuração e verificação de problemas dentro dos laboratórios. O comando help (?) também é aceito, mas não se esqueça do tempo de prova. Minha recomendação é que você deve aprender os comandos completos, assim você elimina questões simples como por exemplo: sobre qual comando ou prompt é utilizado para uma determinada configuração.

12. Quais são os materiais recomendados para o CCNA?

Existem muitas opções que você pode escolher, mas abaixo estão os materiais utilizados e recomendados por muitos candidatos:

  • Livro CCNA Routing and Switching 200-125 Official Cert Guide and Network Simulator Library – Wendell Odom
  • Livro CCNA ICND1 e ICND2

http://www.ciscopress.com/store/ccna-routing-and-switching-200-125-official-cert-guide-9781587206108

  • 31 days before your CCNA exam

Este livro propõe  revisar todos os tópicos cobrados na prova de Certificação Cisco  em 31 dias.

http://www.ciscopress.com/store/31-days-before-your-ccna-routing-switching-exam-digital-9780134466194

  • CCNA 6.0 – Guia completo de estudos Marco Aurélio Filippetti – Livro em português com conteúdo válido não só para prova de certificação como também no estudo de redes.

Vídeos são opcionais e auxiliam muito, você pode utilizar playlists do youtube gratuitas. Se você tiver um bom orçamento e quer aprender de uma forma mais confortável, então pode comprar um curso em vídeo!  Uma sugestão está em inglês,  são os  vídeos da CBT Nuggets.

Simuladores:

  • GNS 3
  • Packet Tracer
  • EVE

O GNS 3 é muito bom, ele usa IOS real, mas precisa de muita memória RAM para executar, além da imagem do roteador que irá utilizar para criar os laboratórios, nada que a boa e velha internet não forneçam.

O Packet Tracer é leve, rápido e conveniente para tarefas comuns. Um ponto a favor do Packet Tracer é que a Cisco disponibiliza bons laboratórios (arquivos. pkt) para prática.

O EVE é leve é aceita qualquer imagem de qualquer fabricante não só da CISCO e você pode aproveitar esse simulador para outras formas de estudos.

13. Quanto tempo devo gastar em cada laboratório?

Você não deve gastar mais do que 15 minutos em cada laboratório. Lembre-se que você só tem 90 minutos, por isso calcule bem seu tempo para fazer as questões de múltipla escolha que sucedem cada laboratório.

14. Posso passar sem fazer laboratórios?

Não. Se você perder um único lab a chance de passar é média, mas se você perder dois, a chance de passar é muito, muito baixa. Isso significa que você certamente não deverá ignorá-los.

15. As questões do exame são as mesmas em todos os locais geográficos?

Sim, as questões do exame são as mesmas em todas as localizações geográficas. Mas note que a Cisco tem um conjunto de perguntas e cada vez que fizer o exame, um número de perguntas aleatórias aparecerão, assim você não vai ver as mesmas perguntas do exame anterior.

16. Vou fazer o exame em alguns dias e eu me pergunto se podemos ter uma caneta e papel para os cálculos de IP ou a calculadora em si?

Você não tem permissão para levar calculadora ou qualquer outra coisa para a sala de exame. Você receberá um papel áspero ou uma pequena placa para escrever tudo o que precisa durante o exame. No entanto, você deve levar uma caneta para preencher algum questionário que o centro tenha que saber de você..

17. Eu não passei no exame. Vou ver as mesmas perguntas e labs na minha próxima tentativa?

A Cisco tem um conjunto de perguntas e laboratórios, você vai ver algumas, mas certamente não todas as perguntas em seu próximo exame. Felizmente, temos percebido que o  laboratório é o mesmo.

18. Devo confiar nos simulados?

Se você usa pass4sure, Testking ou ActualTest certifique-se de entender o conceito por trás de cada questão. É um erro muito grande você aprender a resposta correta, sem a compreensão do conceito. Observe que no exame CCNA, você terá diferentes endereços IP, sub-redes e mais opções para escolher. Portanto, nossa dica é: “Você só deve usar como uma revisão final, após o término do curso CCNA”.

19-  Quais são os principais tópicos do curriculum CCNA?

Certamente os itens de maior importância da prova de certificação CCNA estão nas tecnologias de Lan (Switching ) e Roteamento. É possivel verificar os tópicos de maior peso no site da CISCO segue um link onde já deixamos os composites a mão pra você.

CCNA – Certificação Tempo de Prova e Número de questões

20 – Como faço para agendar meu exame da Cisco:

1º Você precisa ter um cartão de crédito internacional

2º Acesse o site da VUE e faça seu registro http://www.vue.com/

A Pearson VUE é um provedor de exames digitalizados para certificações de diversos fabricantes com comprovada agilidade e segurança.

3º Selecione o nome e o número da certificação que deseja (Ex: Nome: CISCO – Exame: CCNA 200-125)

4º Escolha o centro autorizado mais próximo de você

5º Efetue o pagamento com o cartão de crédito

6º Você receberá a confirmação por email

Obs: Caso você não tenha o cartão de crédito internacional, se possível, peça para alguém pagar pra você. Evite que empresas ou escolas conveniadas façam o agendamento, elas costumam cobrar taxas abusivas.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço

ESTUDECCNA

Fontes:

http://www.vue.com/cisco/

http://blog.ccna.com.br/2009/09/18/tutorial-sobre-o-exame-ccna-apresentado-pela-propria-cisco/