Eu SOU CCNA


Espaço dedicado aos que  já conquistaram a certificação Cisco CCNA.

Conte para nós suas experiências, os livros que ajudaram, o método de estudo, as preocupações, dicas para a prova, os exercícios que sempre caem, os cursos que recomenda, e claro, a satisfação pós prova!

Tenho certeza que esta página irá ajudar muito aqueles que ainda estão se preparando e que em breve irão contar aqui suas experiências.

Obrigado!

Grupo EstudeCCNA

[lomadeewpro category=’3482′ keywords=’ICND’]

 

53 Responses to “Eu SOU CCNA”

  1. Barone disse:

    Fala Pessoal,

    Os meus estudos com Cisco começaram qunado me increvi gratuitamente em um curso da Fundação Bradesco. Gostei bastante e fiz os dois primeiros módulos e, na época 2009, estávamos aguardando ter os próximos módulos.
    Infelizmente, parei com os estudos por conta de outras atividades.

    Em 2010, percebi que tinha que mudar os rumos de minha vida profissional, mas não tinha dinheiro para tal. Nesse instante, percebi uma coisa muito importante: agente espera que os outros nos falem o que devemos estudar/fazer.

    Por esta razão, comecei a estudar os meus materiais por conta própria, procurei no grande Google os materias. E assim, em Janeiro de 2011, comecei o meu estudo CCNA. Entre idas e vindas (já que tinha que compartilhar os estudos com a faculdade, empresa e vida pessoal), terminei o meu livro 8 meses depois. Não foi fácil, mas terminei o livro Cisco Certified Network Associate 6ª Edição da Sybex e, em conjunto com o Packet Tracer, fiz os meus labs. No final, fiz as revisões e peguei emprestado o livro de CCNA do Marco Filippetti com um grande amigo.

    Resumo da ópera: não gastei dinheiro para os materias ou curso (que são caros), só paguei a prova.

    Nesse meio tempo, encontrei esse grupo (EstudeCCNA) que -sem dúvida- contribui para o meu sucesso na prova.

    Sobre as questões, simples: estude! Posso dizer várias, mas pode ser que nenhuma que fale caia.
    Em IPV6, caiu o básico; endereçamentos (broadcast, rede, ip válido), muitas questões; nat, caiu uma de múltipla escolha, …

    Tive -acho, pois estava nervoso- 4 de labs e foi neles que realmente perdi muito tempo.
    Lembro-me bem que em um deles foram mais de 17 minutos, tempo muito alto para uma questão. Isso deixa claro a importância de se praticar muito nos labs, pois exercícios de múltipla escolha são rápidos e você baseia seu tempo nisso, porém tudo muda nos labs.

    O CCNA é apenas o primeiro passo em Cisco, ajuda, mas não é suficente, pois há CCNP, parte de segurança e mais.
    O Marco Filippetti deixa bem claro: “não é porque você tem a prova de CCNA que as empresas vão cair aos seus pés”. Pense nisso e perceberá que a caminhada é longa, mas certamente vale a PENA!

    Abraços e BONS ESTUDOS!

    Barone

  2. Raquel disse:

    É isso aí, precisamos aprender com os melhores!
    Obrigada Barone.

  3. Edson Soares disse:

    Olá pessoal, espero que possa lhes dar algumas dicas úteis nos estudos.

    Comecei a ter interesse por computadores, redes e TIC em meados de 2007, logo quando terminei o ensino médio, mas como não sabia o que queria da vida e atuava em outra área, fui pesquisando mais sobre a carreira e as oportunidades.

    Em 2007 fiz um curso de Hardware, além disso conheci a Escola Virtual e fiz o curso gratuito de Fundamentos de Redes, Windows Server e isso me animou bastante. Me inscrevi para o CCNA e fiquei aguardando.
    Em 2008 fiquei sabendo do curso técnico de Redes do Senac, me inscrevi e fui ver o que seria, pois, estava inseguro de começar a faculdade sem saber se gostaria da área de atuação.

    Durante o curso, utilizamos o CCNA 1 e o CCNA 2 da versão 3.1, me apaixonei por essa área de redes, daí me chamaram na Fund. Bradesco e fiz o CCNA 3.
    No final de 2009 estava estudando bastante para o CCNA, mas alguns problemas familiares me afastaram dos estudos.
    Terminei o curso técnico sem o bendito CCNA.
    Em Janeiro de 2010 impus a meta de atingir o CCNA.
    Comecei a rever o material do NetAcad, estudar pelo livro do Wendel Odom da 640-801, e o livro do Marco Filippetti em conjunto com o Packet Tracer.

    Minhas dicas são:
    – Use a maior variedade de materiais, pois, facilitam na compreensão.
    – Cuidado com o foco! Tente não abraçar o mundo de uma vez.
    – Tenha uma rotina diária de estudos, mesmo que sejam 15 minutos, mas estude todo dia.
    – Faça ao menos 1 exercício de sub-rede ou VLSM por dia, quando mais rápido você estiver melhor.
    – Faça muitos labs, eles contam muito.
    No dia do exame, gastei 15 minutos para resolver um lab de NAT, depois dele o desespero e a preocupação com o tempo atrapalharam bastante.
    – Na reta final de estudos, faça simulados cronometrados.
    Isso vai ajudar a se familiarizar com a pressão e com a gestão do tempo.
    – Mergulhe, não adianta estudar um pouco e parar, um pouco e parar, estude com vontade.
    – Faça os workbooks, conheço 1 de sub-rede, 1 de vlsm e 1 de ACL, são excelentes e ajudam muito.
    – Faça anotações, elas ajudam a guardar o conteúdo.
    – Não desista, a perseverança é muito importante, haverá tópicos que você gastará dias para entender, mas é assim mesmo.
    – Procure conhecer o local onde irá fazer a prova, para não ter de se preocupar com isso no dia.
    – Vá com antecedencia, para não chegar em cima da hora ou perder a prova caso ocorra algum imprevisto.

    Ingresse no grupo EstudeCCNA ;-)
    Esse grupo é excelente e com certeza vai agregar muito nos seus estudos.

    Boa sorte ;-)

  4. Edson Soares disse:

    Ah, mais um dica MUITO importante!

    Começo o curso/estudo de INGLÊS AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Não deixe o inglês em segundo plano, ou vai se arrepender MUITO!

    ;-)

  5. Olá pessoal, minha experiência nessa área começou no segundo semestre de 2008 quando comecei a fazer a minha graduação em Redes onde eles tinham o curriculo da Cisco, modulos 1 e 2 na versão 3.1 ainda. A partir daí eu empolguei mais devido a uma série de problemas que aconteceu na faculdade o foco foi mudando, também na empresa que eu trabalhava na época não ajudava, não tinha nenhum equipamento Cisco e acabou que tive que mudar o foco para Windows Server 2008, dai comecei a estudar para tal.

    Na época não tinha muita disciplina para estudo e confesso que até hoje tenho um pouco de dificuldade em concentração, cheguei a prestar a prova 70-640 de Active Directory e não passei (2 vezes) na segunda eu não estava tão motivado e também não estudei como devia.

    Quando mudei de empresa me senti mais inspirado e retomei os estudos para o CCNA, quando acabei a faculdade foram 2 meses e meio de estudo intenso, não segui muito um cronograma e fui pegando conteudo de tudo quanto era lado, dicas com amigos e por ai foi.

    *** Não cometam esse erro, é um descaste desnecessário ***

    *** Tire uma pausa de 1 semana sem sequer olhar no livro, descanse ***

    Na prova não tive problemas com o LAB de Nat, eu havia treinado bastante, porem eu apavorei muito em um outro LAB que veio junto com Drag-on-Drop, esse lab era muito simples, porem eu demorei 25 min nele e estava no meio da prova simplesmente porque não havia lido com atenção.

    *** Dica: Leiam com calma, dá tempo!!! ***

    *** Não esqueçam de estudar Frame-Relay, na minha prova cairam 5 questões, e varias pessoas me disseram para não me preocupar tanto pois quase nao caia nada.***

    Como estava muito nervoso no dia segui a dica de um amigo e tomei uma cerveja antes, kkkkk

    E depois que deu tudo certo tomei varias outras, kkkkk

    Com essa experiência, eu montei um plano de estudos que achei que seria o ideal. Espero que gostem!!!

    Boa Sorte a todos!!!!

    Diogo

  6. Walter Rojas disse:

    Ae galera,

    Com maior prazer quero compartilhar a minha experiencia de como consegui o CCNA. Inicialmente meu contato com a Cisco foi via literaturas porem nao tinha foco e como diz o Edson (que se não me engano participei junto com ele no treinamento da CTT Sao Paulo) temos que definir um foco, feliz ou infelizmente para passar na prova voce precisa de muita teoria entao detone os livros, utilizei material do Wendel Odom mas especificamente voce deve estudar sobre:
    VLSM
    NAT/PAT
    Protocolos de roteamento
    TCP IP
    O modelo OSI – detalhado
    ACL

    Particularmente procuro materiais em ingles por que me ajuda a praticar o idioma e aprender o que estou buscando e fica muito mais simples uma vez que toda es estrutura de comandos e ambientes dos equipamentos Cisco sao em ingles.

    Na proxima sexta feira estarei fazendo outra prova para o CCNA Voice 642-437 e espero poder compartilhar mais esta experiencia.

    Abraços e bom estudo!

  7. Walter Rojas disse:

    Pessoal aqui eu de volta e compartilhar com voces mais esta alegria, acabei de passar no CCNA VOICE 8.0 mas uma fase conlcuida e sentimento de dever cumprimido. Gostaria de encorajar e dizer a vocês que continuem com os estudos senao iniciou comece fazendo seu plano de estudo par alcançar o objetivo.

    Um abraço desde Manaus Amazonas

    Walter Rojas

  8. Edson Soares disse:

    Que boa notícia! Parabéns Walter!
    Infelizmente não fiz o curso na CTT, mera conhecidência :-)
    Estudei para todo o CCNA em português, mas agora para o CCNP não tenho escapatório, imaginei que seria mais díficil, mas está sendo bem tranquilo e realmente tem ajudado o meu inglês;

    Abs a todos e boa sorte! o/

  9. Walter Rojas disse:

    Obrigado Edson, voce sabe muito bem a grande satisfação de se passar numa certificação ainda mais se tratando da Cisco, e aproveito para estimular a todos para que cheguem a sentir esta incrivel emoção.

    Quem vai ser o proximo a nos brindar com sua certificação, o desafio está lançado, boa sorte galera e bons estudos!

  10. Vinicius Silva Machado disse:

    Bom minha história com Cisco começou quando me inscrevi junto com um amigo no curso da Academia no SENACRJ. De início já gostei muito. Foi um período de muito estude e poucas noites bem dormidas, pois como o curso era de segunda a sexta e a cada dia era um capitulo e uma prova.

    Terminando o curso resolvi revisar todo conteúdo pois já ouvia dizer que a prova era muito difícil. Neste período de revisão comecei a trabalhar como suporte em uma empresa(que apesar de ter aprendido muito não tinha muito a ver comigo) oque atrapalhou um pouco os meus estudos pois já não tinha toda disponibilidade para estudar(como não sou rico tive que trabalhar né).

    Enquanto revisava a matéria do curso o Estude CCNA começou. Este blog foi essencial para os meus estudos pois o Rafael e a Raquel pareciam o google. Encontravam ótimos materiais e postavam no site. Principalmente um livro que estou lendo pela segunda vez e até comprei que é o 31 Days Before Your CCNA Exam.

    Fora o conteúdo teórico, eu pratiquei muito em labs que foi onde eu encontrava as maiores dúvidas sobre as configurações e fixava os conteúdos na minha mente(Se não treinar esquece) oque é muito importante e ajuda muito até nas questões teóricas da prova.

    No dia 29 de Setembro de 2010 fiz a prova e fui aprovado de primeira.

    Que eu me lembre caiu muito Frame-Relay, NAT, acl, endereçamento, cabeamento, funções do roteador, umas 2 questões de wireless, algumas questões de segurança e etc(Não me lebro).

    Comecei a busca por um emprego na área de Redes e um up no meu salário que como suporte Help Desk ganhava R$700,00(Estuda-se muito e ganha-se pouco). Em mais ou menos um mês consegui uma vaga em uma empresa que era nova no mercado como Analista Cisco, porém para minha surpresa a empresa tinha apenas 2 equipamentos que quase não eram utilizados. Eu trabalhava muito com Windows lá(Que não é minha praia e nem me interessa). Percebi que a empresa queria mesmo era o meu ID para ser parceira da Cisco(Isso acontece muito por ai). Fiquei lá por 5 meses e consegui uma vaga em um Datacenter onde sou analista de suporte a rede. Estou adorando e aprendendo muito e até empolgado para tirar o CCNP e o CCIP.

    Peço Desculpas por não ter postado antes, pois o tempo está complicado. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores do estude CCNA pois ajuda muita gente e eu tenho cada vez mais orgulho de fazer parte desta comunidade.

    Vou deixar a dica para o mercado de trabalho:

    Tentem aprender também a parte de Redes do Linux e IPTABLES principalmente, pois ajuda muito no tshoot e a maioria das empresas usa firewall.

    Abraço a todos.

  11. Rafael Souza Furukawa disse:

    Caros, venho aqui para compartilhar minha experiencia fiz a prova da certificação do CCNA hoje 31/10/11, graças a Deus consegui visualizar no fim da prova a tão esperada mensagem: “CONGRATULATIONS” !!! Passei com 867 pontos a prova no geral não estava tão dificil porem algumas questoes tive que usar o famoso chute em alguns assuntos que não tinha estudando com afinco como redes sem fio por exemplo. Mais no geral foi facil, 52 questoes e 90 minutos de prova caiu dois labs na prova um no começo de NAT e um de Implementação no fim da prova, fora isso caiu bastante coisas sobre VLANS, Rotas no geral: padrão, estatica e dinamica, RIPv1 e v2 ACL, questoes sobre configuração e Switch, Router com VLSM incluso nesses cenarios pra detectar problemas de comunicação ! poucas perguntas de WAN umas duas de frame relay e PPP, nenhuma questão de Ipv6 ! o mais dificil nesse momento é o nervosismo que só atrapalha.. por isso quem for prestar vai com calma.. leia re-leia a questao se for necessario.. na duvida vai por eliminação nas alternativas que vc tem certeza que não corresponde com a questao e o mais importante administre bem o seu tempo ! muita gente estoura por tempo ! Quero aproveitar pra agradecer uma grande amiga a Raquel que me deu muita força !! sem ela e sem o estude CCNA tenho certeza que não conseguiria exito na prova ! abração a todos e rumo a certificação !!

    • Rafael Vieira disse:

      Olá pessoal,
      Minha preparação para o exame CCNA foi de 8meses.
      Muito obrigado pela ajuda na minha preparação para o exame CCNA. Consegui me certificar na primeira tentativa no dia 01/11/2011, com um score de 907 pontos (OBS. encontrei um lab onde deveria ser respondida apenas perguntas, não havia opção de conf t, onde questões eram a respeito de frame-relay (router estava configurado todos suas interfaces com HDLC)). Agora vou em busca do CCNP SWITCH, afinal não posso perder o momento.

      Muito obrigado fica com DEUS e o Senhor te abençoe

    • Raquel disse:

      Eu sou testemunha de que vc estudou e se dedicou e até abriu mão de algumas coisas para seguir em frente com seu objetivo. Vi de perto o quanto é inteligente também, como nosso amigo Vinicius disse, vc é um Furukawa!! rs

      Parabéns! E que essa certificação traga bons frutos e que seja o início de várias outras, afinal agora vc tem uma carreira pela frente…

      Congratulations meu amigo!!!

      []’s

      Raquel

    • altamiro disse:

      parabéns meu camarada por sua conquista. afinal de contas esta certificação não é pra todo mundo,É só pra quem têm muita perseverança e vontade de vencer.

  12. Daniel disse:

    Fala Pessoal!

    Bem, venho aqui compartilhar com vocês, minha alegria em ter passado no exame 640-802. É uma felicidade imensa e em poucas linhas irei tentar demonstrar minha preparação.

    Sobre a prova, fiz em português, foram 52 questões, 2 labs ( nat overload/pat e drag drop de devices ), nada de ipv6, muito wireless e wan e não poderia faltar subnetting.

    Minha preparação se deu por, livro ccna 4.1 ( Marco ), fiz o curso on-line do mesmo, muito blog ( netfinders, ccna.com.br, estudeccna ) packet tracer, e simulados do pass4sure ( esse depois de muita teoria é ótimo para se avaliar e ambientar na metodologia do exame ).

    Foi isso, meu score foi de 828 de 825/1000 ( isso mesmo, batendo na trave )
    e deixo aqui uma motivação, eu quando comecei a estudar, nunca, sequer, havia visto algum device CISCO, e até hoje, em meu trabalho não lido com esses equipamentos, acabei porfim, comprando 2 routers e 1 switch p/ homelab, em suma, com estudo e afinco é super possível essa certificação e em Janeiro, vou prestar Security.

    Gde Abraço.

    Daniel Bertholdo

  13. Raquel disse:

    Daniel,

    Estamos MUITO felizes por você, sabemos o quanto esta certificação é importante, o quanto é difícil passar, e o quanto precisamos “suar” a camisa para conseguir. É muito bom poder comemorar com você essa realização, que com certeza é resultado de muita disciplina e determinação.

    Em nome de todo grupo, PARABÉNS!!

    Conte sempre com agente!

    Ah! Feras sempre ajudam muito aqui viu..rs

    Abraços

    Raquel

  14. Fabiana Claro disse:

    Olá a todos,
    Na data de hoje fiz a prova do ccna 640-802 com 920 de pontuação graças a DEUS.
    Agradeço a todos do blog pelo apoio e pelo material disponibilizado, as dicas que recebi por aqui fizeram a diferença e hoje compartilho com todos vocês essa vitória.
    E não para por aqui não… agora começa ccnp….rsss

    Agora vamos as dicas e o que caiu na minha prova vou dividir por assunto ok:

    NAT Overload: caiu um lab (configuração de NAT overload) e 5 a 6 perguntas sobre configuração com figuras, endereçamento de origem de uma rede com NAT para outra uma rede externa.
    Dica: treinem os comandos de NAT e o que significa inside local, inside global etc.

    Frame-Relay: caiu um lab (não precisou configurar nada apenas verificar o frame com o comando show frame-relay map), cairam perguntas sobre a função da DLCI e arp inverso, encapsulamento
    Dica: treinar os comandos de verificação de frame e qual a importancia da DLCI e do ARP INVERSO

    STP: caiu varias perguntas em relação a configuração e como eleger um SW como root na rede e funções de porta
    Dica: estudar o modos de eleição da BID (prioridade,mac do switch)

    VLSM: dominou minha prova com 1 lab (enderaçamento, cabeamento,configuração de router porém basica) e perguntas de sumarização de rota, endereçamento ip, mascara que comporta x hosts, x subredes
    Dica: fazer muito calculo de endereçamento ip e sumarização de rota na unha (saber fazer e achar os endereços de uma rota sumarizada)

    RIPV2: diferenças dos protocolos RIPV1 e RIPv2

    Wireless: caiu 4 perguntas sobre o assunto, tipos de chaves WEP, WPA, qual a velocidade de 802.11 b
    Dica: estudar as velocidades, canais, problemas de interferencia como microondas o que interfere nesse tipo de rede ajuda

    Dominio de broadcast e colisão

    Vlan: configuração de porta de tronco mas só em perguntas nada de lab, configuração de porta de acesso, modos de porta, encapsulamento dot1q toda parte de configuração de vlan subinterface… etc

    Trafego de pacotes pela rede: ex um pacote do host A foi para o host B qual o endereço de origem, mac de destino do pacote entre outros.
    Dica: esse tipo de perguntas com analise de figuras tem em maior quantidade mesclando com endereçamento ip, arp, então a pedida é entender bem como acontece o processo de encapsulamento no modelo osi e na camada de rede e enlace que é onde acontece o processo :) .

    ACL: não tive nenhum lab mas tive algumas perguntas de arrastar o comando para montar a acl nada muito complexo
    Dica: é bom estar preparado pois cada exame é diferente

    Cabeamento: tipos de cabos para conectar os dispositivos, ex pc com pc, sw com pc etc
    Dica: são perguntas simples nada muito complexo então preste atenção pois as vezes dependendo da figura lá se foi alguns pontinhos da prova….

    VTP: caiu figura com troub com o nome do dominio que estava diferente
    Dica: estudar toda parte de configuração isso vai ajudar a entender as figuras e se atentar a detalhes de configurações incorretas

    ICMP: destino incalcançavel, request de timeout e em acl caiu mas só figuras
    Dica: estudar o que significa cada resposta e como solucionar o problema apresentado por cada uma delas

    DHCP: 1 perguntas sobre conflito de ip o que o dhcp faz

    WAN: tipo de interface, encapsulamento, mtu, fastethernet , line protocolo is dow tipos de perguntas relacionados ao estado da interface.
    Dica: estudar os estados e o que o comando show int s0/0/1 pode mostrar que pode ajudar a solucionar o problema e responder a pergunta

    FTP, TELNET: caiu como pergunta mas relacionado a aplicação mesmo, o que um administrador pode fazer para checar essas aplicações
    Dica: estudar o modelo TCP/IP isso vai ajudar a entender que ambos os serviços tb são aplicações de usuário

    Router: configuração, backup, show version o que aparece, se a imagem do IOS não aparece o que fazer, perguntas relacionadas a todo tipo de configuração no router, line vty, line con, telnet, ssh.
    Dica: Fazer muito lab, usar toda gama de comandos ex: enable secret cisco, username R1 pass cisco, show run, fazer restauração de senha pra ver o que acontece e que tipo de prompt é mostrado. Vale a pena verificar com calma cada prompt de comando e como ele é alterado ao longo da configuração ex: R1> ena
    R1#conf t
    dai por diante, parece besta dizer isso a vocês, mas tem perguntinhas malandras com esse tipo de comando e um prompt errado pode te prejudicar sim, são pontinhos importantes pense nisso.

    A duvida que não quer calar Fabi, posso usar comando resumido ex conf t, ena?
    Sim pode o router aceita numa boa ena, conf t, porem o WR (para salvar configuração no router) não rolou, DO WR tb não, só funciona o COPY RUN START ai sim… esse era de se esperar, o TAB não funcionou em nenhum dos LABS, funciona o help ? mas depois do comando inicial ex:
    R1# Show ip int ?

    Minha prova foi em português 90 minutos, 52 questões com labs, a tradução estava boa, tinha algumas palavrinhas faltando letra mas no geral você conseguia interpretar bem e analisar as respostas de forma clara.

    Uma coisa interessante que notei, é que em perguntas de multipla escolha ele não deixar você passar sem responder, ele te apresenta um pop-up para confirmar que realmente vc não quer responder a questão, o mesmo é apresentado quando vc escolhe respostas em quantidade menor ao solicitado ex: escolha 3 e você somente marca duas.

    Não é possível retornar as questões, igual fazemos no simulados, questão respondida é questão finalizada , quando você clica no botão proximo é proximo mesmo.

    DICA PRINCIPAL: calma o tempo é suficiente se você está preparado, estudou, leia as questões com calma (EU DISSE CALMA e não LENTIDAO) avalie a melhor resposta dentro do contexto, nos labs leia o que está sendo pedido não faça nem mais nem menos, apenas o que está sendo solicitado.
    COPY RUN START em tudo, nada de deixar seu router a merce do sistema de avaliação da cisco antes um copy na mão do que um IOS voando.

    Materiais utilizados por mim: NETACAD, Livro do Marco Filippetti, livro CCNA em 31 dias mas depois de já ter estudado muito os 4 modulos do netacad.
    LABS diversos, blog ccna, estudeccna muito muito mesmo, site da propria cisco, dicas dos outros ccnas aqui do blog, simulados mas só pra pegar o jeito de responder.
    Enfim acho que é só….desculpem pelo livro mas é o que eu analisei….
    Abraços.

  15. Fabiana Claro disse:

    Nossa esqueci de dizer que caiu sim OSPF e EIGRP obvio que ia CAIR ….
    Diferenças, rotas recebidas pelos protocolos, métricas,

  16. Rafael N. Furukawa disse:

    Parabens !!

  17. Raquel disse:

    Parabéns Fabiana!!!

    É um orgulho para nós comemorar com você essa tão sonhada certificação, que certamente foi resultado de muita dedicação, força de vontade, coragem e claro, amor pelo que se faz! Conte sempre com agente!

    Congratulations!!

    Raquel

    Grupo Estude CCNA

  18. Augusto Queiroz disse:

    Pessoal, e com imensa alegria que hj passei no CCNA na prova 640-816 com 944 pontos, nem acreditei quando vi a pontuação!
    Foram 49 questões e 75 min.
    Foi abordado muitas questões de analise, apenas 1 lab de configuração de NAT, teve bastante ACL, não caiu IPV6 nem VPN, foi pouco abordado frame-relay, na minha prova puxou muito pra parte de switching.

    Ja tinha feito mês passado o prova CCENT 640-822 ICND1 e hj a CCNA 640-816 ICND2, meu material de estudo foi apenas os livros do Wendell Odom ICND1 e ICND2 e muitos Labs que peguei principalmente por aqui no site entre outros e alguns simulados, meus estudos começaram no começo de setembro e muito antes do que eu imaginava consegui passar nas duas provas.
    Recomendo muito os 2 livros ate pra quem for fazer a 640-802 pois é tudo sempre bem explicado.

    E minha mensagem pra quem ta ralando estudando pra fazer a prova é de não desistir e estudar bastante pois vale muito a pena!

    Obrigado e abraço a todos!

  19. Mauro Bordinhao Junior disse:

    Olá pessoal,

    Vou tentar descrever como foram as etapas para obter a certificação CCNA Cisco.

    Fiz faculdade de análise de sistemas na Fatec de Ourinhos no interior de São Paulo, mas foi trabalhando com redes desde 2007 em um provedor de acesso Banda-Larga na mesma cidade que senti estar fazendo o que realmente gostava e consequentemente a certificação CCNA era tida como uma meta a ser alcançada.

    Em 2010 eu comecei a me dedicar mais a esse propósito, foi quando encontrei o curso online preparatório para o exame que o Marco Filipetti mantém: http://www.cloudcampus.com.br/pt/html/, o conteúdo do curso tem o livro excelente lançado pelo mesmo Marco Filipetti. Sem dúvidas é uma ótima ferramenta que eu recomendo a todos os candidatos que vão fazer o exame.

    No entanto foi em março de 2011 quando começei a fazer uma especialização em redes pela UTFPR em Curitiba-PR que tive acesso ao Networking Academy da Cisco e pude estudar mais e me preparar para o exame.

    Também comprei os livros de preparação para o ICND1 e ICND2 do autor Wendell Odom, sendo assim intensifiquei os estudos usando essas 3 fontes: os dois livros do Wendell Odom, Networking Academy da Cisco e o curso preparatório do Marco Filipetti.

    No final do ano de 2011 eu havia chegado ao terceiro módulo do Networking Academy, restando apenas um módulo para concluir e conseguir o voucher para a prova, mas resolvi estudar todo o conteúdo através dos livros e o curso do Marco Filipetti para fazer o exame em janeiro de 2012.

    Pois bem, fiz o exame no dia 09 de janeiro em Curitiba e fiquei surpreso por não ter conseguido nessa primeira tentativa mas havia chegado perto e conseguido 801 pontos dos 825 para passar e obter a certificação.

    Dessa forma usei o relatório ao final do exame que me detalhou quais itens eu deveria melhorar para uma nova tentativa, foram eles: ACL’s e NAT

    Nessa primeira tentativa do exame eu fiz um laboratório de NAT e não usei as sintaxes de comando corretas nas ACL’s para permitir os endereços nat locais, ao perceber esse erro eu perdi um tempo considerável e tive que salvar os comandos que havia feito mesmo incorretos e seguir adiante para concluir o exame.

    Uma dica que posso lhes dizer é que estudem e pratiquem bastante os 3 tipos de nat: estático, dinâmico e overload assim caso ocorra um erro de sintaxe vocês terão mais calma para resolver o problema e seguir em frente.

    E claro pratiquem labs todos os dias de vtp, nat, rip, eigrp, etc, assim vocês terão facilidade ao passar pelos Labs do exame.

    Como eu havia chegado perto de conseguir continuei estudando sem uma data especifica para fazer o exame novamente, mas meu irmão me presenteou com o pagamento do agendamento da prova novamente e dessa vez para o dia 30/01.

    Nesse intervalo eu conheci a excelente iniciativa do Intensivo de Férias do Estudeccna a partir do dia 12/01 e fui assistindo as aulas que me esclareceram dúvidas e acrescentaram conhecimento de todo o conteúdo que eu estudei, não sei se lembro o nome de todos mas as aulas da Fabiana Claro, Ricardo Suguita, Augusto Queiroz, Barone, Edielson me foram muíto úteis, a aula de Frame-Relay que eu não assisti ao vivo mas sim a gravação foi ótima e contribuiu para que eu entendesse ainda mais os conceitos do Frame-relay.

    Chegando próximo ao dia da prova eu resolvi tirar alguns dias pra práticar mais calculos de sub-redes e ela foi reagendada para o dia 03/02.

    No dia do exame (03/02) fui mais tranquilo do que a primeira tentativa, fui bem nas questões de multipla escolha e nos labs, consegui um Score de 907, acredito que isso faltou em mim na primeira tentativa um pouco de calma para raciocinar direito, responder as questões e fazer os labs.

    Por isso pessoal a dica que recomendo é que pratiquem bastante calcúlos de sub-rede, nessa versão 640-802 é bastante cobrado e quanto menor o tempo para resolver essas questões você estará apto a passar, nos labs recomendo que pratiquem bastante via packet tracer e/ou no dynamips.

    Mantenha a calma, respire se você se preparou você alcançará o score para obter a certificação.

    Caso eu não tenha sido claro em algum ponto ou se precisarem de algo que estiver ao meu alcance estarei a disposição.

    Obrigado pessoal do estudeccna.

    Abraço.

    Mauro Bordinhão Junior

  20. Cleverson Zocca disse:

    Me formei em analise de sistemas em 2000, mas nunca me interessei muito por essa área, o destino sempre me jogava mais para área de redes e sempre me identifiquei melhor, mas comecei a enxergar melhor esta área a partir dos ano de 2004/2005, trabalhava em uma multinacional e era responsável por todo parque da empresa, embora fosse terceirizado e os acessos para esse tipo de gente é bem restrito. Ingressei no curso de CCNA do Senac no meio de 2010 finalizando no final do ano seguinte. Fiz minha prova no dia 21/01/2012 e graças a Deus passei. As dicas que posso deixar, são praticamente as mesmas deixadas pelo Edson logo abaixo, mesmo pq tive a felicidade de te-lo como um dos meus instrutores e foi ele que me fiscalizou na segunda fase da prova do NetRiders, aliás essa competição é muito boa para se auto avaliar com relação ao qto estamos preparados para a prova. Quem tiver a oportunidade eu recomendo, lembro que saí super desanimado da prova, mas me serviu de combustível para me preparar melhor. Terminei o curso e já emendei estudar em casa, revisei todo o material do NetAcad, li os livros do Wendell Odom ICND1 e 2, labs, e-mails de revisão do Rafael Souza. Mas o principal de tudo é manter foco no objetivo final e a disciplina, aplicação acima de tudo. Agora estou inciando o CCNP Route, vamos ver se tenho novidades mais ao final do ano. Qualquer dica e ajuda será bem vinda. Boa sorte a todos

  21. Thiago disse:

    Bom pessoal,
    A certificação CCNA, é uma certificação muito complexa, pois temos que estudar muito e diversos assuntos diferentes, sem contar labs e outras coisas.
    Já havia realizado um curso de extensão em uma faculdade de São Paulo em 2010, porém não consegui absorver muito o conteúdo, primeiro por não me interessar muito pelo assunto e segundo pelo instrutor vomitar o conteúdo.
    Após mudar de cargo na empresa em 2011 não teve chances, a certificação me passou a ser cobrada, sendo assim comecei a estudar pessado com o livro 4.1 do Filippeti e Labs do Net Acedemy.
    Fiz um curso de configuração e troubleshooting o que me abriu muito a mente, estudei uns 4 meses e fiz a prova. Obtive o score de 815 na primeira prova fiquei muito indignado por 10 não passei. Porém o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo da primeira vez, busquei novamente os meus objetivos, e quem busca vence obstáculos.
    Remarquei a prova novamente após uma semana e obtive sucesso!!
    Segue dicas de estudo para quem se interessa nesta certificação:
    *Blogs Diversos
    *Livro 4.1 e ICND 2
    Após dominar completamente o conteúdo recomendo fazer muito simulado, para que realmente seja constatado se você absorveu o conteúdo e também se familiarizar de como é a prova.
    Agora uma dica, não fique só em simulados como muita gente faz e passa a teoria e entender como realmente funciona tudo é indispensável!!
    Abraço à todos!!

  22. Raphael disse:

    Me matriculei no curso do Felipetti salvo erro em agosto do ano passado,mais por problemas com faculdade e no trabalho nao estava com tempo nenhum para estudar,e nisso só comecei mesmo o curso firme no final de dezembro. Minha preparação se baseou neste curso ,no seu livro obviamente e no meu caderno resumo,que acreditem tinha tudo o que o marco falou no curso. Fiz os simulados actual teste,acme,Prepking,todos atuais ,ou mais atuais possível,do cleber souza da prova 640-801,do estude ccna e do Felipetti também. Aconselho a site 9tut que descobri através do estudeccna e de onde sairam 2 labs muito similares.Aconselho vocês a entenderem os conceitos e nao apenas gravar as questões mesmo sabendo que muitas das questões que voçês irão fazer certamente cairão na prova o que foi o meu caso. De resto agradeço ao estudeccna pelo excelente trabalho e a todos que vão fazer a prova desejo sorte e perseverança.

  23. Roberto Melo disse:

    Caros, venho aqui para compartilhar minha experiencia fiz a prova da certificação do CCNA ontem 30/04/12, graças a Deus consegui visualizar no fim da prova a tão esperada mensagem: “CONGRATULATIONS” !!! Passei com 854 pontos a prova no geral não estava tão dificil porem algumas questoes tive que usar o famoso chute em alguns assuntos que não tinha estudando com afinco como frame-relay por exemplo. o mais dificil nesse momento é o nervosismo que só atrapalha.. por isso quem for prestar vai com calma.. leia re-leia a questao se for necessario.. na duvida vai por eliminação nas alternativas que vc tem certeza que não corresponde com a questao e o mais importante administre bem o seu tempo ! muita gente estoura por tempo ! Quero aproveitar pra agradecer varios Amigos como o Rafael Furukawa, Paulo Cesár , Rogerio Pinheiro e a minha Noiva Fabiane que me derão muita força para que eu atingisse esse objetivo!!! sem eles e sem o estude CCNA tenho certeza que não conseguiria exito na prova ! abração a todos e rumo a certificação !!

  24. Alberes Silva disse:

    Estamos muito felizes por partir desse grupo.

  25. Thiago Correa de Souza disse:

    Olá , gostaria de dizer que tirei minha certificação CCNA, estou muito feliz, sou grato a Deus, a minha família e a todos que me apoiaram, e claro á este site que contribuiu bastente na minha jornada de estudos.

    A prova tem o mesmo nível dos testes King disponíveis na internet!
    Minha prova teve 52 questões, e 3 Labs entre estas questões. Para os labs, aconselho praticarem NAT e DHCP, para a prova em geral tenha conversão de binários de cabeça e VLSM também, pois será muito requisitado.
    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A PROVA:
    Um dos LABs da minha prova não estava funcionando, perdi muito temo com isso mas ainda alcancei a nota para passar, se atentem e se for necessário reclamem com a http://www.VUE.com de questões Labs que não estão funcionando, assim como farei sobre meu teste.

    FORMA DE ESTUDO:
    _ Fiz o curso CCNA na fundação Bradesco e tive disponível o CCNA Exploration através do site da NETACAD.
    _Li todo o livro do Marco Aurélio Filippetti CCNA 4.1
    _ Pratiquei com as questões diárias enviadas pelo Rafael Souza
    _ Estudei Teste king com mais de 1.000 questões (Respondendo as questões, não somente decorando, essa etapa deve ser feita depois de ter estudado todo conteúdo).
    _ Por fim fiz simulados na internet para saber meu nível antes da prova.
    Esta certificação é muito difícil e exige dedicação e interesse, se está afim mesmo, dedique muito tempo para os estudos. Desejo sorte para todos que tentarão a prova e dou os parabéns á todos que já tiraram o CCNA, não é fácil não!
    Mais uma vez, obrigado Rafael {ao grupo Estude CCNA} e mantenha este site ativo, é muito importante para os futuros CCNAs aqui do Brasil, forte abraço!

    Editado pelo Rafael ;)

Leave a Reply